Hoje iremos falar sobre tratamento contra cupim. Como trabalho com repaginação de móveis, muitas vezes os clientes ficam em dúvidas se o móvel tem cupim ou não, como identificar e exterminar…
Os cupins podem ser terríveis! Esses insetos são capazes de trazer muito transtorno e problemas para muitas residências, principalmente as que possuem móveis de madeira. Existem vários tipos de cupins e cada tipo possui características próprias.
Nesse artigo com a ajuda do especialista ……que vai dar dicas importantes sobre tipos de cupins e como banir a infestação desses insetos em nossas residencias.
Quais os tipos de cupins?
Existem vários tipos de cupins, mas os principais são: Cupim de Madeira Seca, Cupim de Solo ou Subterrâneo e Cupins Coleópteros (Brocas ou Carunchos).
Como identificar pontos com cupim?
Então, depende da espécie de cupim; sendo o Cupim de Madeira Seca, se identifica devido a presença de pó granulado, parecido com microcápsulas.
Eles são bem conhecidos e durante o começo da primavera é muito comum ver eles voando próximo de lâmpadas e locais iluminados. Mesmo não possuindo um ataque muito agressivo e colônias pequenas, ainda é preciso tomar cuidado com eles e tomar as medidas necessárias para evitar uma possível proliferação.
Cupim de Madeira Seca e seus vestígios: Descupinização- Pincelamento= Serviço realizado com pincelagem, umedecendo toda superfície da madeira a ser tratada, sendo indicado para baixa infestação e prevenção. Encharcamento= Pulverização na madeira infestada, molhando toda superfície, indicado para média infestação e prevenção reforçada. Injetação= A madeira infestada é furada com uma mini-broca onde será injetado o produto cupinicida, após será aplicado uma massa para fechar o orifício, indicado para alta infestação.
Cupim de Solo ou Subterrâneo, onde sua presença é identificada devido aparecimento de túneis de terra na parede onde está o móvel caso encoste ou no próprio móvel.
Os cupins subterrâneos são bem mais complicados que os de madeira seca. Eles são mais agressivos e possuem uma sociedade muito mais organizadas. A sua presença em um local é caracterizado pelos famosos cupinzeiros de terra. Esses tipos de cupins, como o próprio nome já diz, vivem em baixo da terra, procurando madeira para se alimentar. Eles podem se alojar em madeira, couro, tecidos, papéis e alguns deles podem até mesmo se alojar dentro de concreto, comprometendo toda a estrutura de alvenaria de uma casa.
Cupim de Solo ou Subterrâneo– Barreira Quimica= Tratamento em volta de todo local infestado com perfuração por broca de 30 cm de comprimento e distância de 30 cm da base principal do local tratado, logo após perfurado é injetado produto cupinicida e tampado com silicone os pisos furados, indicado para locais com baixa, média e alta infestação, porém com baixa ocorrência desta praga. Iscagem= Sistema utiliza iscas na região tratada onde será monitorado mensalmente, a isca normalmente levada até a rainha onde possui produto especifico que impossibilita o desenvolvimento do exoesqueleto desses insetos, assim não conseguirá crescer e morrera.
Indicado para locais com alta infestação, porém com média incidência dessa praga. Sistema de barreira química = Realizado com mangueiras de materiais específicos onde são introduzidas abaixo do solo ou similar, no qual são dispersores do cupinicida por meio de válvulas. Indicado para locais com altíssima infestação e com alta incidência.
Encharcamento= Serviço que consiste em molhar totalmente o solo com produto cupinicida, indicado para locais com baixa infestação. Todos os tratamentos incluem tratar o principal local atacado e seus arredores.
Também existe a Broca que diferente dos cupins, é um besouro e o seu vestígio seria um pó fino, como fermento. Esse é um dos tipos de cupins mais expressivos do mundo. Eles representam quase 40% de todas as espécies de cupins já catalogados em todo o planeta. A maior parte dessa espécie se alimenta de madeira, já outra parte se alimenta de cereais como arroz, milho e feijão. Eles são o tipo mais fácil de ser identificados e eliminados, pois eles colocam seus ovinhos na superfície da madeira “sem esconder eles”. O problema é depois que as larvas nascem, pois elas se alojam dentro da madeira sem fazer perfurações e sem deixar rastros de infestação. É nesse momento que essa espécie é a mais perigosa, pois na fase de larva eles se alimentam da madeira, danificando toda a estrutura de onde estão alojados.
Broca: Pincelamento= Serviço realizado com pincelagem, umedecendo toda superfície da madeira a ser tratada, sendo indicado para baixa infestação e prevenção. Encharcamento= Pulverização na madeira infestada, molhando toda superfície, indicado para média infestação e prevenção reforçada. Injetação= A madeira infestada é furada com uma mini-broca onde será injetado o produto inseticida, após será aplicado uma massa para fechar o orifício, indicado para alta infestação.
E todos necessitam que no local não tenha adultos saudáveis durante 4 horas. Crianças, Idosos, Gestantes, Cardiacos, Alergicos e quem possuí problemas respiratórios durante 8 horas
Animais pelo um período de 48 horas
Atenção ao Cupim de solo…
O pior é o Cupim de solo, além de agirem em sociedade como uma colônia devoradora de celulose, tem um alto poder de reprodução
Diferente da broca em que são independentes e algumas espécies vivem somente um dia. Sendo ideal para qualquer um das pragas xilófagas
Expurgo é o tratamento opcional, onde é realizado por pastilhas de fosfina isolado com uma lona plástica.
Identificou algum dos tipos de cupins citados aqui e precisa dar um jeito neles?
Para um serviço especializado indico a Biomarinha que alem de fazer o tratamentamento completo oferece para todos os serviços 1 ano de garantia! Clique aqui e saiba mais!