Conta-se que os móveis e objetos de estilo provençal surgiram no sul da França na cidade de Provença, e são caracterizados pela delicadeza, elegância e cores suaves como branco e verde claro. A aparência envelhecida da pátina provençal e arranhada deixando aparecer a madeira natural, era causada pelo transporte dos móveis e objetos.
Os nobres daquele tempo tinham mais de uma casa, usada de acordo com a estação do ano, mas só tinham uma mobilia e tinham necessidade de levar de uma casa para outra. Com o tempo os menos favorecidos financeiramente começaram a imitar essas pinturas como se fosse um estilo, o que acabou se originando, e nos dias atuais usamos a patina provençal ou “la provence”
Pátina provençal é uma técnica de pintura de móveis com ar gracioso.
Em peças talhadas e torneadas se destaca mais o efeito provençal.
Antes e depois
Pátina provençal é uma ótima opção para um ambiente clean!
Essa encantadora técnica de pintura que é a pátina provençal, é aprovadíssima pelos profissionais da área de decoração de interiores, sendo muito requisitada na arte de decorar.
A pátina provençal proporciona ao ambiente um glamour colonial, embriagando a “atmosfera” com a delicadeza dos tons neutros e uma certa rusticidade com seus riscos a sobressair mostrando a sua origem.
É uma ótima opção para quem deseja restaurar um móvel antigo, além de contribuir ecologicamente (veja mais no artigo sobre Por quê restaurar um móvel usado?)
Quer aprender a fazer a Pátina?
Adquire ja o MANUAL PÁTINA E CIA com várias técnicas de pátina entre outras.
Clique aqui para mais informações
Saiba tudo sobre patina clicando aqui
Qualquer dúvida só deixar o seu comentário abaixo:
Link permanente
Adorei a matéria, e por favor podem me enviar as novidades desse segmento, abraço e parabéns pela matéria.
Link permanente
Ola Roque, seja bem-vindo sempre em nosso site!
Link permanente
Excelente publicação! Linguagem didática e inteligente, nos motiva exercitar a glamurosa arte de pintura em móveis. Parabéns pela matéria!!!