Cada vez mais as construtoras lançam apartamentos com pouca metragem, isso se deve por vários fatores, como a alta demanda no mercado por moradia em grandes cidades, o sonho de muitas pessoas de ter o imóvel próprio, economia nos impostos e nas contas, menos tempo na limpeza, facilidade na hora de organizar e a praticidade na manutenção do imóvel de forma geral.
Hoje vamos mostrar um apartamento Studio decorado pela própria dona, a empreendedora Rosangela Bomfim, que usou a sua criatividade e versatilidade, criando um local inspirador.
Um sofá azul para dois lugares adequado ao espaço disponível que pela disposição, cor vibrante adotadas também na almofada lateral e em um pufe somados a utilização das formas geométricas (Cônicas) destes que proporcionam a este ambiente predominantemente branco ( neutro ) e visivelmente exíguo a sensação de espaço amplo e ao mesmo tempo aconchegante quando o tom forte do azul dos móveis criam esta ludicidade ao delimitar e ao mesmo tempo aproximar esta ambiência! Parabéns por saber utilizar e otimizar um espaço exíguo para um ambiente acolhedor.
Vamos de Dicas da arquiteta Diana Leão?
Olhando por este ângulo fica mais evidente como a disposição do sofá, pufe e mesinha lateral deu uma amplidão ao espaço de tal forma, que conseguiu adequar uma mesinha com duas cadeiras sem prejuízo de espaço e principalmente preservando o acesso à sacada e a bela visão panorâmica desta! Parabéns!
Otimização de espaço é fundamental neste planejamento, pois ao lado da mesinha com duas cadeiras que aliás adotam um designer moderno e funcional, ainda foi possível colocar uma tv na parede e uma mesinha de apoio que funciona como “mini bar” com objetos de decoração, bebidas, xícaras e tendo uma divisória estilo biombo que divide em harmonia com o ambiente!
Otimização de espaço e equipamentos é este exemplo, como uma mesinha pode funcionar como um “mini bar“, acomodar xicaras, copos, mini aparelho de som! Enfim são as famosas peças “coringas” que dão muito charme a um ambiente!
Outra solução através de otimização de espaço, é este móvel esguio e colocado estrategicamente entre o sofá e a porta da sacada dando um toque de charme ao ambiente !
Veja como nossa visão atravessa dois ambientes contíguos e de usos bem diferentes apenas separados por uma divisória vazada que permite esta divisão de forma leve e harmônica preservando o livre acesso à sacada e principalmente enchendo de luz natural em todos os ambientes e claro proporcionando sempre a bela visão panorâmica que se descortina !
Esta é uma área que geralmente nos deixa tensos quando pensamos em planejá-la! Talvez por questões culturais. Mas, hoje é um desafio muito mais pelos espaços exíguos que ficam disponíveis. No entanto o que poderia ser algo contra acaba se tornando favorável, porque simplesmente precisamos acomodar os equipamentos aos nichos visando a funcionalidade destes e por que não ? Darmos um toque ?Simples! Criando uma bancada de granito e reutilizando esta como uma mesa de apoio e tornando este espaço charmoso e versátil! E neste projeto foi conseguido com êxito! Imagine enquanto coloca as roupas na lavadora você saboreia um suco ,ou um vinho e conversa com o mundo através do celular ?
Ambiente em que predomina o “total white” nitidamente visando ampliar este espaço retangular (corredor) clarear e uma sensação de assepsia e principalmente o bom planejamento de todos os equipamentos primordiais deste ambiente estarem bem dispostos em seus respectivos nichos para obter melhor uma melhor funcionalidade ou uma melhor ergonomia! Ótima solução na monocromia do ambiente!
Ambiente que prioriza a claridade, o frescor, assepsia e para conseguir este objetivo a arquiteta opta pela monocromia predominante e principalmente o planejamento do espaço disponível para acomodar os equipamentos primordiais deste ambiente e para quebrar este “total white “e criar uma vibração usa pequenos vasos com plantas ornamentais e promove o realce da bancada em granito. Espaço funcional e leve!
Descansar é a prioridade ao observar este ambiente onde a cama se destaca principalmente por não ter espelho, o que denota uma liberdade de movimentos que aparece também no uso do branco nas paredes que a circundam. Como equipamento tem apenas uma pequena cômoda lateral. Portanto nesta disposição o objetivo é o bem estar, conforto, simplicidade, uma sensação de amplitude e infinito! O que é obtido com êxito quando usa o “Menos é Mais !”
Informações profissionais da arquiteta de interiores Diana Leão clique aqui!