Cenografia
Cenografia é a arte de projetar e executar a instalação de cenários para espetáculos teatrais ou cinematográficos. Alguns autores confundem a cenografia com um segmento da arquitetura. Entretanto, a arquitetura cenográfica se ocupa mais especificamente da geração dos cenários internos ou externos numa atmosfera de pura arte.
Importância…
A cenografia é parte importante do espetáculo, pois conta a época em que se passa a história, e conta o local em que se passa a história, pelo cenário podemos identificar a personalidade dos personagens.
Nesse artigo convidamos a arquiteta, cenógrafa e figurinista Diana Leão para contar a sua experiência na área.
Peça Primo Basílio (figurino e cenário por Diana Leão)
Como você começou Diana Leão na cenografia?
Eu morava no ABC paulista em Sao Caetano do Sul,trabalhava em Santo André como recepcionista e findo o expediente pegava o trem no sentido Luz onde se localizava a minha querida Belas Artes sala 12 lá pelos idos 1984 localizada na atual Pinacoteca do Estado de São Paulo e fnesta me aproximei do teatro através do grande cenógrafo Flávio Império que na época lecionava na faculdade e incentivada por ele e pelo clima de liberdade e dos artistas de diversas habilidades que circulavam ao redor, observando as aulas de desenho com modelo vivo na pinacoteca começei a me interessar de forma apaixonada por este pessoal apaixonante e que encara esta arte como um sacerdócio e por estes caminhos segui alegre e livre e nesta toada ,energia voce encontra pessoas receptivas e admiráveis tais como Maithê Alves diretora e atriz que foi a primeira a me dar uma oportunidade numa peça “Viagens na minha Terra” ! E assim vieram várias, que serei indelicada em citar algumas, pois todos foram essenciais tais como Zedu Neves e Carla Fioroni, texto de Ciambroni que me deu uma indicação de melhor figurino na APETESP 98 e assim era uma somatória de informações, conhecimentos experiências à minha trajetória na cenografia e figurino tudo embasado pela a minha formação em arquitetura numa faculdade delinha progressista com professores artistas plásticos ,técnicos ,engenheiros e arquitetos e assim este encontro foi espontaneo,natural e determinante minha trajetória profisisonal e porque não dizer filosofia de vida onde adquiri novos conceitos ,valores que hoje me tornam neste ser sempre em ebulição e animada e apaixonada pela ribalta chamada vida. Quanto a incentivos a quem hoje inicia ou sonha ser uma cenógrafa é antes de tudo ser apaixonado pelas artes em geral: poesia,balé ,artes plásticas ,literatura e ser um bom observador da condição humana!
Qual o conselho que você dá para aqueles que querem ingressar na cenografia?
Quanto a incentivos a quem hoje inicia ou sonha em ser um cenógrafo é antes de tudo ser apaixonado pelas artes em geral: poesia, balé, artes plásticas, literatura e ser um bom observador da condição humana! E não ter nenhum tipo de preconceito sobre determinadas estéticas ou trabalhos, ser despudoradamente livre de pensamento !
Veja mais trabalhos de Diana Leão> https://www.facebook.com/dianaleaodecoracoes/
Gostou desse artigo?
Veja mais:
- Limpeza em móveis
- Por quê restaurar um móvel usado?
- Pátina provençal, o que é?
- Técnica de pintura laqueação
- Decoração em quarto de bebê
- Dip-dye? A sensação na pintura dos móveis!
- Decoração branca
- Arte esotérica – Pop art
- Que falta de valor…óh sina de ser artista plástico