A arquiteta Diana Leão vai elucidar a história da arquitetura, a sua importância e sobre a arquitetura moderna de hoje.
Qual a importância da arquitetura em nossa história?
Arquitetura conta a história de um povo e sua cultura e nos revelam quem nos precederam e a engenharia seria o alicerce desta estrutura tais como: os egípcios construíram suas pirâmides sabemos ser obras monumentais e com uma engenharia tal, que estas até hoje, continuam erguidas atravessando os tempos intempéries naturais e as provocadas pelo ser chamado homem! E o que falar sobre os orientais? Sobre a Muralha da China? E várias outras obras arquitetônicas e engenharias por aqui e pelo mundo afora tais como por exemplo a cidade de Pompéia na Itália. E se estende por toda Velha Europa tão arquitetônicamente um autêntico livro vivo de histórias expressas em suas paisagens e fachadas. Nossa!… arquitetura é filosofia de vida para mim e não deixo de admirar a engenharia que afinal com seus cálculos e concretos e ferragens ergue e constrói estas coisas tão belas e eternas.
A arquitetura pensa em estruturas que vão possibilitar os valores humanos a função de levar a civilizaçao para o melhor dela. Concorda?
O arquiteto a principal função dele é humanizar um espaço , seja uma praça publica onde vai fortalecer as relações sociais e não que as pessoas se isolem. Arquiteturanos conta a cultura de um povo e se nos aprofundássemos, iriamos então ver que esta tem um papel sociológico, filosófico e quando digo que priorizo o desejo ,o conforto do cliente e sou do partido da arquitetura que crie espaços comunitários, confortáveis, funcionais mas sem perder o toque de poesia de humanidade que aliás encontramos nos projetos de Oscar Niemeyer exemplo de pura poesia concreta !Eu sempre ouvi esta frase que tive e tenho como lema na minha opção e partido em arquitetura “…portas por onde e não portas contra !”Mas …mas …é claro que portas contra fogo são necessárias!
Por quê na sua opinião Oscar Niemeyer é criticado por alguns?
Por questões políticas e porque planejou Brasília o “templo do poder” ou dos “podres poderes” para alguns ou muitos hoje nem sei a proporção e só sei que em termos arquitetônicos e construtivos sempre fui uma entusiasta pelas linhas e sinuosidades do concreto do traço dele e do urbanista Lucio Costa mas eu particularmente sou mais pelas curvas e sinuosidades dos becos e ruelas da cidade de Ouro Preto e suas supresas a cada esquina! Então sempre atentos que comentei que arquitetura não pode ser vista só como uma profissão meramente decorativa ou isso e aquilo pois ela envolve profundas modificações, questões políticas, sociais e até religiosas e você tem que optar por realizar um projeto para determinados clientes ou a serviço de alguma autarquia, enfim governo e que esta é viva e vívida pelos os que a usarem, habitarem etc e como um adolescente que assume sua autonomia ela acaba fugindo ao controle da “prancheta” ou auto cad e se torna orgânica, ao sabor do tempo e de seu uso! Olha é tão complexo precisaríamos que ler, pesquisar sobre a biografia de Oscar Niemeyer sua trajetória e também sobre os críticos e os por quês? Sempre temos que fazer uma análise mais profunda de tudo que vemos ou criticamos ou simplesmente apreciamos!
E sobre a arquitetura moderna de hoje?
Eu observo a época, os materiais utilizados, inovadores, novos e como os antigos também são usados estruturados e como são repaginados e a técnica utilizada aliada ao seu uso é que determinam uma arquitetura moderna e não necessáriamente a forma, a estética.
Isso na minha visão pessoal de arquitetura moderna!
Link permanente
“Arquitetura moderna” na verdade é uma Bosta Moderna!
Link permanente
Eu particularmente adoro a ARQ moderna, como no próprio artigo diz, a humanidade se desenvolve a cada dia, assim como todo o ambiente ao seu redor. E assim se faz com a ARQ moderna, com o avanço de materiais , e se adequando ao seu ambiente que se transforma, ela busca tambem se adequar a todos esses avanços… A ARQ moderna é ousadia, e não ter medo de ousar é usar de estruturas simples para projetar algo maravilhoso…
Link permanente
Todas as artes são fantásticas, mais a Arquitetura me fascina….