Você quer transformar aquele móvel esquecido que já não tem mais vida, que fica num lugar bem escondido onde quase ninguém o percebe?
Chegou a hora de você por a mão na massa! E transformar esse objeto, que em muitas vezes é uma mobília de grande utilidade.
E hoje esse “museu” virou minha peça predileta que não desfaço. Lógico que dei uma repaginada nele!
Aqui estão as 7 dicas de como restaurar um móvel!
1- Limpeza
Antes de qualquer coisa, você vai ter que remover a sujeira ou mesmo a cera existente no móvel, com removedor para facilitar na lixação.
2 – Lixação
Fazer a lixação do móvel com a lixa para madeira.
3 – Remover a poeira
Remover o pó totalmente não deixar nenhum vestígio de poeira.
4 – Reparos com massa
Tampar imperfeições com massa para madeira. Se for para deixar na cor natural da madeira usar massa no tom do móvel. Em casos de arranhões e imperfeições não muito profundas pode usar massa pva.
5 – Lixar a massa depois de seca
Lixar a peça deixando-a uniforme com lixa (180 a 220), lixando bem onde foi passado a massa para madeira. Caso a imperfeição seja sutil poderá usar a massa pva. Remova o pó.
6 – Fundo
Para manter a madeira com o aspecto natural usa-se seladora com o seu diluente (thinner apropriado para seladora).
Já na pintura do móvel é usado antes, o fundo nivelador para madeira. Ele tem a cor branca e vai preencher os veios da madeira, deixando-a uniforme.
Observação! Se for usar esmalte sintético fundo nivelador a base de solvente. Esmalte sintético base de água, fundo a base de agua. Passar de uma a duas demãos e após a secagem lixar suavemente, seladora lixa(320) / fundo (220).
7- Finalmente o acabamento!
No restauro de madeiras (natural), após a secagem da seladora passar cera de carnaúba e lustrar.
A peça poderá ser envernizada com verniz fosco ou brilhante, ao invés de encerar.
Na pintura aplicar com o rolinho a tinta esmalte sintético base solvente ou tinta a base de água (acetinado ou brilhante).

Você quer aprender mais técnicas de pintura?
Indico os meus cursos online, com métodos ultra-fácil de aprender, para você mesmo fazer nos seus móveis ou mesmo profissionais que queiram aprender novas técnicas, além de ser uma excelente alternativa de renda, é uma atividade prazerosa e relaxante!
Manual Pátina e cia
Pátina riscada, Pátina escovada, Pátina envelhecida, Pátina lavada, Pátina provençal, Pátina mexicana, Pátina demolição, Pátina marroquina, Pátina com vela, Betume em cera, Azinhavrado, Estêncil, Decapê, Satinê, Craquelê, Douração. Além das técnicas você vai aprender a Teoria das cores, Preparação da superfície, Tipos de tintas, Solventes e diluição e muito mais.
Falsa Laca
Técnica de pintura que se assemelha a laca, com fino acabamento.
Curso Marmorização 2.0
No curso Marmorização 2.0 você vai aprender a fazer uma pintura imitativa procurando seguir os traços, as cores e as características de uma pedra de mármore. Curso em vídeo-aulas, com o passo-a passo detalhado da técnica principal e preparação da superfície. Com certeza você se surpreenderá com os resultados.